Como limpar portas e janelas de vidro

O vidro é um material bastante delicado, por isso, precisa de um cuidado especial na hora da limpeza ser realizada

Portas e janelas de vidro são ótimas opções para deixar o ambiente elegante e facilitar a entrada de luz natural dentro da casa ou do escritório. Espelhos, além de terem a sua função óbvia de refletir imagens, são objetos de decoração que nunca saem de moda. Mesas e armários com tampos e portas espelhadas, ou em vidro temperado, estão presentes em quase todos os cômodos também.

Sendo assim, o vidro é um dos materiais mais versáteis e duráveis que há disponível para decorar. Além disso, são ecológicos, podendo se ser reutilizados.

A única ressalva é quanto ao manuseio e ao cuidado com esse material. Batidas, mesmo que leves, devem ser evitadas. Por mais resistentes que possam parecer, às vezes, não é preciso muita força para que trinquem ou quebrem por completo.

Outro ponto que é necessário levar em conta é o fato de que o vidro suja facilmente com mãos ou respingos d’águas. Logo, a sua limpeza precisa ser feita constantemente.

Sabe como limpar, de maneira eficaz, portas e janelas de vidro? Dê uma conferida nas nossas dicas:

Peças de vidro

Basicamente, os materiais de limpeza para vidro são: água, sabão neutro, vinagre, álcool, balde, rodo, esponjas e flanelas macias que não soltem fiapos. Tendo isso em mãos, você conseguirá deixar tudo limpo e brilhando.

No balde, faça uma solução com uma colher de sopa de vinagre e uma de sabão líquido neutro ou álcool para cada 5 litros de água. Feito isso, umedeça a esponja, passe no vidro e em seguida, passe um pano limpo para secar a região. Para garantir um brilho impecável, após secar com o pano, utilize papel toalha — esses que usados na cozinha — ou jornal velho amassado, fazendo sempre movimentos circulares.

Se a porta ou a janela for muito alta ou muito larga, opte por rodos para fazer a vez dos braços e, caso mesmo assim você não consiga alcançar toda a superfície, suba em uma escada ou em uma cadeira, em boas condições. Caso haja outra pessoa em casa para ajudar a segurar, melhor. Assim, você conseguirá uma limpeza muito mais eficaz.

Produtos especiais

Locais como cozinha e banheiro também contêm objetos de vidros. Porém, nesses ambientes, é comum que os vidros acumulem, além da poeira, a temida gordura.

Por exemplo, as tampas de fogões, os fornos e as janelas que ficam muito próximas aos eletrodomésticos acumulam a gordura do preparo das refeições. Já no banheiro, o vidro do box costuma ficar cheio de marcas de respingos de shampoo, condicionador, óleos de banho, cosméticos em geral e da própria gordura da pele.

Nesse caso, é bom usar produtos próprios com função desengordurante, ideais para limpeza pesada, diluídos em água. Após esse processo, é só secar com um pano e fazer os demais passos para deixar tudo brilhando. Usar o jornal também é uma excelente opção.

No caso do box do banheiro, uma dica bacana é, depois de secar com um flanela limpa, passar um pouco de lustra-móveis, pois ele ajudará a manter o vidro longe das gotinhas de sabão e dos cosméticos por mais tempo. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade do produto. Apenas uma ou duas gotinhas serão suficiente para fazer essa proteção.

Espelhos, vidros de estantes e armários podem ser limpos rapidamente usando limpa-vidros comum, disponível em todos os supermercados. Eles são opções eficientes para agilizar a função e também boas alternativas para substituir o uso da água.

Excluídos da lista

Produtos com solventes na composição não podem ser usados para limpar vidros. Portanto, cuidado: eles podem manchar definitivamente o local.

Esponjas ásperas também não servem para a função, pois arranham o objeto. As populares flanelas laranja devem ser descartadas, já que deixam vários pelos e fiapos alaranjados por onde passam.

Assim, com os produtos certos, a limpeza de vidros é bem fácil e rápida. O tempo entre uma faxina e outra depende. Para janelas e portas uma vez por mês é o ideal. Já para o box do banheiro, vidros de cozinha e demais móveis, uma vez por semana. Manter a rotina e realizar a limpeza no tempo certo facilita o seu trabalho e garante a beleza do vidro por mais tempo.

Fonte: ImovelWeb