Como limpar cada tipo de eletrodoméstico

Há uma técnica para cada aparelho. E fazer a limpeza do jeito correto ajuda a preservar os aparelhos.

Se você limpa todos os eletrodomésticos de um só jeito, saiba que pode estar prejudicando seus equipamentos. Segundo Katrin Wrede, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Cif, “a vida útil dos aparelhos depende muito da forma como os tratamos. O cuidado com a limpeza é fundamental para que eles se mantenham em perfeito funcionamento”.Aprenda como deixá-los sempre tinindo.

1) FORNO

Passe uma esponja macia com limpador cremoso (ou então use desengordurante) e água. Finalize com um pano úmido.

2) GELADEIRA

Lave as prateleiras e a gaveta com água corrente para evitar mofo. Limpe a parte externa com produto multiúso (se for de inox,use apenas um pano macio com água).

3) MICROONDAS

Para amolecer a gordura, coloque um copo com água e rodelas de limão e deixe aquecer por apenas um minuto. Espere o vapor agir por mais três minutos e passe um pano seco. Para acabar com o cheiro ruim, esquente por um minuto um copo de água com um pouco de limpador cremoso.

4) LIQUIDIFICADOR


Coloque água morna e um pouco de saponáceo cremoso no copo, bata por alguns minutos e enxágue. Desmonte o copo e limpe os cantos com uma escova de dentes reservada apenas para essa finalidade.

5) CAFETEIRA

Ligue o aparelho e deixe uma solução de água e bicarbonato de sódio passar pelo coador. Depois, enxágue com água. Elimine as manchas de café usando uma esponja com limpador cremoso.

6) FOGÃO

Se a sujeira não estiver grudada, use um pano úmido com multiúso. Para sujeiras impregnadas, aplique saponáceo cremoso e deixe agir por um minuto. Passe um pano úmido e seque com outro limpo e seco.

7) ESPREMEDOR

Coloque as peças removíveis de molho em uma solução de água morna e saponáceo cremoso. Enxágue bem depois.

8) BATEDEIRA

Use água morna e um limpador cremoso nas partes removíveis. Limpe o corpo do aparelho com um pano úmido.

9) SANDUICHEIRA

Umedeça os restos de comida e retire-os com o auxílio de uma esponja, usando apenas a parte macia. Remova toda a sujeira dos cantos com uma escova de dentes.

Fonte: Casa Abril