Como escolher o melhor bairro para você e sua família?

A decisão para escolha do bairro ideal para morar passa por vários pontos que não podem ser deixados de lado imóveis

Uma das decisões que mais geram dúvidas ao escolher um imóvel é a sua localização. A compra de um imóvel é uma decisão importante, sobretudo para quem já tem família e vê esta escolha como um compromisso de longo prazo. Com muitas opções e fatores a serem levados em conta, não é de se estranhar que tantas pessoas fiquem perdidas nesta fase. Mas, vamos mostrar que não é tão complicado assim. Confira nossas dicas para encontrar o bairro ideal para morar com a sua família:

Estabeleça um valor limite

Os gastos com moradia, sejam eles de financiamento, aluguel ou compra de um imóvel, geralmente, são responsáveis por uma fatia considerável do orçamento doméstico. Faça um levantamento honesto de quanto da sua renda pode ser comprometida com isso e respeite este limite, para não arriscar a saúde financeira da casa.

Levante o preço médio do imóvel desejado em diversas regiões e concentre-se em pesquisar apenas aquelas que se adequem a este limite. Leve em conta que não é só o preço do imóvel que será maior em certos bairros. O preço médio do comércio e serviços prestados em cada região da cidade também varia. Além do valor maior na sua parcela ou aluguel, os custos como escola, supermercado e até cinemas e bares serão também maiores em regiões mais valorizadas da cidade. Inclua isso na conta.

Defina quais são as suas prioridades

É importante refletir sobre a vida de todos que vão viver ali para fazer uma escolha acertada. Quem está com filhos recém-nascidos, por exemplo, precisará levar em conta a proximidade com hospitais, creches e o silêncio à noite. Quem tem 3 filhos valorizará imóveis maiores, quem só tem um, nem tanto. Quem gosta de animais de estimação, ou de jardinagem, pode se encantar por um quintal que não desperta o menor interesse em outra pessoa. Além de cada pessoa ser única em seus gostos e vontades, em cada momento da vida valorizamos mais alguns aspectos do lugar onde moramos do que outros. Faça uma lista do que é importante para você e para a sua família e verifique quantos destes itens são atendidos por cada bairro.

Use um mapa

Assim que tiver sua lista dos aspectos desejados no imóvel, compre ou imprima um mapa da cidade e pegue uma caneta ou lápis colorido. A seguir, comece a marcar na cidade todos os lugares que você vai com frequência. Isso inclui escolas, faculdade, o seu trabalho e do seu cônjuge, além de quaisquer locais que você deseja ir sempre, como a casa de algum parente ou clube que seja sócio. Faça círculos de cores diferentes, marcando em quais lugares você deve ir diariamente, semanalmente ou só de vez em quando. No mesmo mapa, marque quais são os endereços dos imóveis que mais lhe chamaram a atenção.

Com isso, você conseguirá uma visão muito mais clara de quais vão ser os trajetos e distâncias que você percorrerá rotineiramente. Você poderá visualizar se precisará percorrer corredores de trânsito complicados, áreas perigosas e estimar quanto tempo gastará com o deslocamento do dia a dia. Isto tem um impacto muito grande sobre a qualidade de vida. Considere na hora da sua decisão.

Certamente, usando estas dicas, a decisão de escolher um bairro para morar se tornará muito mais fácil. Faça desta uma etapa divertida, visite os locais, converse com a sua família e aproveite este momento.

Fonte: Imóvel Web