Como envolver as crianças na organização doméstica

Os pais que pela primeira vez estão enfrentando o desafio de ter uma criança correndo pela casa, costumam colocar as mãos na cabeça na hora de criança ajuda a limparlimpar a casa. As crianças também podem ajudar na limpeza doméstica, mas devemos saber como fazer com que elas comecem a participar destas tarefas.

Outra coisa que devemos levar em consideração é que a ajuda e a colaboração dos pequeninos vão depender de suas idades, por isso, a seguinte tabela organiza as dicas dependendo das idades das crianças, a fim de conseguir o melhor resultado possível nesta missão tão difícil.

 

 

  1. Para as crianças até os três anos de idade, não há muito o que fazer, porque nos seus primeiros anos pela casa, estão concentrados em aprender a andar e falar, de modo que nestes casos os pais não devem preocupar-se muito se eles não cooperam na limpeza da casa.
  2.  As crianças entre quatro e cinco anos já são mais conscientes das coisas que fazem. Aos poucos aprenderão que estão obrigadas a fazer a cama todas as manhãs, a colocar e tirar a mesa quando comem com a família e a levar a roupa suja ao lugar correspondente. Trata-se de pequenas ações que ajudam muito na limpeza doméstica.
  3.  As crianças entre seis e oito anos devem ir adquirindo mais responsabilidades. A limpeza do seu quarto deve ser deixada nas suas mãos, para que dessa maneira aprendam a cuidar de tudo o que possuem e conheçam os passos de uma limpeza doméstica adequada.
  4.  As crianças de oito anos para frente, devem ir tomando as rédeas das tarefas mais difíceis, como por exemplo, passar o aspirador de pó pela casa inteira ou ajudar os pais na cozinha.

Fonte: Habitissimo Blog