Como decorar um quarto pequeno

quarto pequenoÀs vezes a situação econômica nos obriga a morar em lugares cada vez menores. É cada vez mais comum passarmos a viver em apartamentos de 40 m² , quando antigamente vivíamos em outros de 90. E conforme os metros foram diminuindo, a nossa imaginação foi aumentando.

Hoje é bastante fácil encontrar casas que integram perfeitamente todos os cômodos em um só espaço. Nessas novas configurações, os quartos são cômodos que estão cada vez menores, mas é possível tirar o máximo de proveito desses espaços pequenos. Veja algumas dicas a seguir:

É aconselhável pintar as paredes com tons claros, tal como o branco. Isso dará uma impressão de mais espaço e deixará o ressaltará a claridade. Existem outras cores, como os tons pastéis, que também podem ajudar a dar uma sensação de mais espaço.

Se você não gosta da cor branca para as paredes, não tem problema. Outra solução para ampliar o espaço é usar listras, que podem ser pintadas, ou para um acabamento mais perfeito, podem ser feitas com papel de parede de cores claras. Lembre-se que as listras horizontais alargam visualmente, e as verticais fazem com que o teto pareça mais alto.

Para ampliar os espaços, o assoalho deverá ser do mesmo tipo na casa inteira. Com essa harmonia, potenciaremos a sensação de continuidade.

Uma cama box, com baú embutido, é essencial. É impressionante a quantidade de espaço que podemos economizar guardando aí cobertas, edredons, colchas, lençóis, toalhas ou até mesmo as roupas que estejam fora de estação. Embora seja um pouquinho mais caro, o investimento vale a pena e terminaremos agradecidos e satisfeitos pela compra.

Se o quarto for integrado com a sala, não se pode descartar a ideia de colocar um sofá-cama. Pode-se fazer a divisão dos recintos usando um biombo ou um painel de vidro que não impeça a passagem de luz.

A luz sempre é um fator importante, mas no caso dos quartos pequenos, ela se torna muito mais. Por esse motivo, recomendamos o uso de tecidos coloridos nas almofadas, cortinas, edredons e colchas.

Os espelhos são capazes de aumentar a luz e a sensação de espaço, e nos quartos pequenos o mais recomendado seria colocá-los na parede da cabeceira da cama ou em cima da cômoda, como se essa fosse uma penteadeira.

Os móveis devem ser adaptados às nossas necessidades. Sempre que possível, devemos procurar evitar os clássicos criados-mudos aos lados da cama. Felizmente podemos encontrar móveis dos mais variados estilos e que não ocupam muito espaço.

Fonte: Loucos por Imóveis

Link da matéria:  http://www.vivareal.com.br/loucosporimoveis/blog/decorar-quarto-pequeno/#ixzz2jCzumAnl