Como decorar a minha lareira?

Nos dias de inverno, apostar nas lareiras, além de embelezar as salas, conferem um clima mais quentinho.

No Brasil, casas com lareiras não são muito comuns, mas quem possui esse luxo sabe o quanto ele pode fazer a diferença nos dias frios. Com o clima criado, é possível receber os amigos para um bom vinho, namorar, descansar para ler um livro ou mesmo não fazer nada, apenas se aquecer com o calor do fogo aceso.

A lareira pode ser à base de lenha (à moda antiga) ou à gas (uma opção moderna e menos trabalhosa). Mas, mesmo em dias quentes e mesmo desligada, a sua presença na sala de estar traz glamour e sofisticação ao ambiente. Você deseja saber como decorar a área da sua lareira para trazer ainda mais graça a esse charmoso cantinho? Acompanhe com a gente!

Grande objetos

Espelhos, relógios antigos e quadros grandes combinam perfeitamente com a lareira. Você pode escolher um desses itens e os dispôr sob a bancada acima da lareira ou pendurados na parede. A lareira, por si só, é um dos lugares mais imponentes de uma casa e, justamente, chamam esses objetos mais sofisticados para formar um belo par.

Canto das recordações

A parede acima da lareira também pode ganhar vários porta-retratos com fotos da família. Eles podem ter molduras diferentes, ser de tamanhos variados e estar dispostos assimetricamente. Esse será um cantinho de recordações, o que combina perfeitamente com o clima de acolhimento e aconchego proporcionado pelo calor da lareira. Se preferir, você pode usar um quadro maior, como na foto.

Cores e aplicações

Pintar a lareira com uma cor forte e ousada, aplicar papel de parede em seu entorno, ou mesmo aplicar algum adesivo decorativo, também pode ajudar a renová-la e a trazer mais personalidade para esse local da casa. Você deve apenas se certificar da temperatura que a parede atinge com a lareira acesa, e saber se a tinta ou os papeis a suportam.

Objetos de afeto

Sob a bancada da lareira você também pode dispor pequenos objetos que constituem alguma coleção, como caixinhas de diversos tamanhos, garrafas decorativas, jarras de vidro, velas de diversas cores, formas e tamanhos, objetos de antiquário, bichinhos de porcelana e outras peças pelas quais você nutre afeto e gostaria que estivessem visíveis em um local especial da casa.

Dentro da lareira

O interior da lareira também pode ser decorado nas épocas do ano em que ela ficará desligada. Os itens mais tradicionais de decoração interna de lareiras são as próprias lenhas, com velas, pinhas, flores secas e até mesmo livros empilhados. Os livros de capa dura são mais recomendados, pois são mais resistentes e oferecem uma estética mais retrô.

Plantas

Plantas e flores nunca são demais, e elas valem para qualquer local da casa. Junto à lareira, na parte inferior, ou sob a sua bancada, as plantas tem o seu lugar garantido. Se  a lareira for no estilo vitoriano, um vaso de flores opulentas e coloridas combina mais. Se a lareira for mais clean, um vaso de plantas sem flores irá manter o clima minimalista e discreto.

E então, já está a postos para renovar a lareira da sua casa e admitir que esse é o seu cantinho preferido? De tempos em tempos você pode adotar uma decoração diferente para ela, basta ter disposição e boas ideias na cabeça.

Fotos: Houzz

Fonte: ImovelWeb