Comece a economizar água agora mesmo

Também conhecida como Planeta Água, a Terra tem 75% da superfície coberta pelo recurso natural mais importante ao ser humano. Entretanto, apenas 3% da nossa água é potável, sendo o restante salgada. Além disso, essa pequena porcentagem se subdivide em reservatórios, rios e lagos e a grande maioria encontra-se congelada nas calotas polares, impossibilitando assim o consumo.

Todos os dias, os ecologistas nos alertam sobre o consumo responsável dos recursos do planeta, já que são finitos. Perdendo em importância apenas para o oxigênio, a água é um dos recursos naturais mais importantes para a sobrevida da biodiversidade. Assim, as atitudes que tomamos com relação ao seu consumo refletem diretamente no futuro – nosso e de nossos descendentes.

Ainda que pareça pouco, toda atitude de preservação é bem vinda. Pequenos gestos do cotidiano, como fechar a torneira ou regular registros que desperdiçam água já contribuem para economia. Vejamos hoje alguns dos mais importantes.

Hábitos saudáveis

Cultivar hábitos saudáveis e responsáveis é receita de sucesso e economia na hora de utilizar água. Atitudes como tomar banho, escovar os dentes e lavar louças podem ser readequadas, de maneira a poupar recursos e economizar uma boa quantia no fim do mês.

1 – Tome banhos menos demorados

Para higienizar o corpo devidamente, cerca de 5 minutos são suficientes. Se somarmos o tempo de lavar um cabelo longo, totalizamos menos de 10 minutos com o chuveiro ligado. Ainda é possível otimizar o controle se o registro for fechado ao ensaboar. Além do mais, banhos quentes muito demorados desidratam os cabelos e ressecam a pela: reduzir o tempo debaixo do chuveiro faz bem para o bolso, para rotina e também para a beleza.

2 – Feche as torneiras

Ao escovar os dentes, lavar louças e tantos outros afazeres domésticos, é possível economizar sem grandes esforços. Molhar a escova dental e fechar enquanto faz a escovação é uma atitude simples e capaz de poupar muitos litros todos os dias. Da mesma forma, limpe toda a louça e deixe para enxaguá-la de uma vez só. Assim, contribuímos para o consumo responsável e a conta diminui no fim do mês.

3 – Não use mangueira para lavar carros e calçadas

Grandes quantias são desperdiçadas quando usamos a mesma água que poderíamos beber para lavar o carro ou a calçada. Ainda mais se deixarmos a torneira aberta. A água da chuva pode ser armazenada para essas funções. Outra dica importante: use um balde. E para a calçada, uma vassoura para a sujeira mais pesada é o ideal.

Outra atitude que economiza bastante é a instalação de reservatórios para captar a chuva. Ainda que imprópria para o consumo direto, pode ser usada em descargas e para a irrigação de jardins, por exemplo.

4 – Regule registros e torneiras

Um registro pingando é capaz de escoar 160 mil litros ao longo de um ano, o que seria suficiente para abastecer sua família por muito tempo: gotinhas que saem bem caro para nós e para o meio ambiente. Adicionar um aerador aos bicos das torneiras também é importante, já que é uma válvula que aumenta um pouco a pressão e causa a sensação de fluxo intenso.

Adquirir novos hábitos de utilização e conservação é imprescindível para o futuro das nossas gerações. Atitudes que, quando incorporadas ao cotidiano, se tornam automáticas e nos ajudam a preservar recursos fundamentais, contribuindo para um planeta sustentável com água potável por muito mais tempo.

Você cultiva ter hábitos sustentáveis? Compartilhe conosco os hábitos saudáveis e ecologicamente corretos presentes no seu dia a dia.

Fonte: ImovelWeb