Botonê ou Capitonê na decoração? Entenda o que é e inspire-se

Efeito decorativo produzido com botões em uma peça estofada dá luxo e charme aos ambientes

Já ouviu falar em botonê? Esse é o nome dado ao efeito decorativo produzido com botões em uma peça estofada. Ele é feito com um ou mais botões costurados no tecido criando uma leve prega e formando um desenho supercharmoso e romântico.

Sofá decorado com botões dão charme à decoração (Fotos: Casa de Valentina)

É comum confundirmos o botonê com o capitonê, pois o visual dos dois é bem parecido. No entanto, o capitonê é uma técnica muito mais rebuscada de confecção do estofamento. Nele, fios grossos são costurados no acolchoado criando relevos e depressões em formas geométricas, como quadrados e losangos. Pode ou não haver um botão no ponto onde os fios se encontram e, diferentemente do botonê, o efeito deve recobrir o móvel todo.

As duas técnicas foram muito utilizadas durante meados do século 20 por evocar certo glamour ao mobiliário. Hoje em dia, o interesse pelo aspecto luxuoso associado ao efeito vem conquistando espaço na decoração, muitas vezes associados a outros objetos de desenho mais moderno. Cabeceiras estofadas, poltronas e sofás são algumas das peças que ganham destaque com o botonê e o capitonê. Inspire-se:

Fonte: ZAP Imóveis