Aprenda a usar tecidos na decoração da parede

Ao invés de utilizar papeis de parede, tecidos dão novo tom à decoração, seja sendo colados ou mesmo emoldurados.

Existem várias formas de personalizar uma parede. Quando se fala nesse tipo de decoração, a primeira coisa que vem à cabeça é uma boa marca de tinta ou a aplicação de um papel de parede.

Se você pensa assim, saiba que existe uma opção ainda melhor. É possível utilizar tecidos na parede, criando uma decoração diferenciada e colorida. A utilização desse material está chegando com tudo e promete ganhar variações bem interessantes, que iremos te apresentar.

Já pensou em utilizar tecidos para decorar as paredes da sua casa? Conheça essa nova tendência e aprenda a aplicá-lo na sua casa.

Por que usar tecido na parede? 

Se você quer renovar a decoração da sua casa com originalidade, pode realizar essa mudança com colagem de tecido na parede. O resultado final se parece bastante com o do papel, porém, o aspecto do tecido proporciona um acabamento surpreendente. Em alguns casos, o tecido pode até aquecer o cômodo em questão.

Uma das vantagens do seu uso, é que ele é muito mais econômico e prático do que o tão utilizado papel de parede. A aplicação de tecido também pode ser realizada por você, dispensando a necessidade da contratação de um profissional. Claro que para resultados melhores, especialistas na área são mais indicados.

Atualmente, existe uma grande variedade de modelos de tecidos disponíveis no mercado, muito mais variadas do que as opções disponibilizadas para os papéis de parede. É possível realizar várias combinações e você tem sempre a opção de trocar caso enjoe. Um tecido que tem sido muito utilizado no momento é o floral, em pequenos cantos da sala, proporcionando um aspecto mais retrô.

Como utilizá-lo?

Para utilizar o tecido de parede, escolha uma estampa moderna, criativa e irreverente. Algo que tenha a sua “cara” e que traga charme ao ambiente escolhido. Caso você não queira fazer a colagem nas paredes, pode utilizar pedaços grandes emoldurados. O resultado fica bem interessante.

1º passo

Antes de realizar a aplicação do tecido, é importante conferir o estado da parede. Ela deve estar livre de umidade, de rachaduras e deve estar bem nivelada para que o resultado final fique perfeito. Em caso de desnível, a aplicação da massa corrida é indispensável.

Após conferir o estado da parede, meça o seu comprimento e compre um tecido com sobra, para não correr o risco de faltar. Coloque pequenos pregos nas extremidades da parede, esticando o tecido para viabilizar o momento de passar a cola.

2º passo

Espalhe a cola em um primeiro canto da parede e aplique o tecido por cima dela. Caso necessário, utilize uma espátula para alisar o tecido. Após colar o primeiro canto, repita esta operação nas outras partes da parede até finalizar a colagem.

3º passo

Depois que finalizar a colagem do tecido em toda parede, aguarde até a cola secar. Geralmente, esse processo leva em torno de 15 a 20 minutos. Não é necessário a utilização de ventiladores ou secadores, com o perigo de manchar o tecido. Deixe que ele seque naturalmente.

4º passo

Agora, basta cortar o tecido que sobrou para as quinas da parede e escolher algum acabamento para os cantos. Lembre-se de que os tecidos mais indicados para a colagem na parede são os mesmos utilizados na confecção de tapetes, tendo em vista que, por serem mais firmes, facilitam o processo. Para renovar a sua casa, vale muito a pena experimentar esse novo jeito de revestir a parede.

 

 Fonte: ImovelWeb