Aprenda a fazer mosaico com quadros

Os cômodos da sua casa podem ganhar um novo estilo de decoração com o mosaico de quadros; aprenda a fazê-los.

Sabia que o “faça você mesmo” está em alta na decoração? A ideia de ornamentar a própria casa é uma opção mais barata, rápida e prática do que contratar um especialista no assunto. Além disso, é possível imprimir sua identidade em cada peça decorativa criada por você.

Para ajudá-lo na missão de deixar a sua casa linda e com a sua cara, preparamos um guia rápido para que você aprenda a fazer um mosaico de quadros. Já conhece essa tendência da decoração? Confira, a seguir:

O que é mosaico de quadros?

Um mosaico é uma obra decorativa resultante de diversos fragmentos unidos. Os pedaços podem ser quadrados de azulejo, porcelanato, ladrilhos, imagens, dentre outros. A ideia é criar um painel a partir da união de itens em simetria.

No caso do mosaico com quadros, trata-se de duas ou mais obras de arte ou fotos que organizadas da maneira correta formam uma construção original. A partir desse conceito, o mosaico pode ser uma composição bonita para ambientes mais formais, como uma sala de estar e de reuniões ou, ainda, uma decoração original e divertida para cômodos como quarto, cozinha e banheiro. Tudo vai depender do que você usará para criar seu mosaico na parede (fotografias, pinturas ou cartazes) e da maneira como irá dispor os itens.

Escolha o local para o mosaico

Home is where the heart is

O primeiro passo para fazer seu mosaico é a escolha do local onde ele irá ficar. O ideal é uma parede lisa, sem textura ou papel de parede. A cor dela não importa desde que você faça uma boa combinação de tons com as imagens dos quadros. Um fundo branco ou neutro é sempre mais fácil de trabalhar, afinal, garante o destaque de qualquer cor presente nos quadros. Mas a parede com uma cor forte, alegre e até mais escura também pode ser usada e, nesse caso, uma boa ideia é utilizar imagens em tons suaves para se contrapor e não deixar o ambiente pesado.

Selecione os quadros

É comum vermos mosaicos que a partir da união dos quadros formam uma única figura. No entanto, um mosaico não precisa ser sempre assim. Ele pode ser composto por imagens complementares por cor ou pelo tema das figuras. Você pode optar, por exemplo, por diversas imagens com tonalidades alaranjadas, desenhos parecidos representando uma cidade e até pinturas com um mesmo padrão, como o xadrez. A dica para ter um mosaico bonito e harmonioso é o padrão de um elemento nos quadros, seja este a cor, o tema, a figura, o estilo ou uma estampa.

Ao escolher as imagens não se restrinja a pinturas em tela. Você pode utilizar fotos, cartões postais, desenhos, cartazes, obras texturizadas em gesso e o que mais sua imaginação permitir. Para que o mosaico fique mais elegante, prefira sempre emoldurar as imagens. Além disso, os quadros em mosaicos são usualmente de mesmo tamanho. Se for ousar na dimensão das imagens, mantenha um formato padrão.

Disposição dos quadros

Agora é o momento final da criação do seu mosaico: fixar as imagens. Antes de colocar os quadros na parede, faça um teste deixando-os no chão e ordenando-os da forma que mais lhe agrade. Assim, você não fura sua parede em vão e se antecipa sobre o resultado.

Para dispor os quadros, foque em simetria. Você pode colocar quatro quadros formando um quadrado ou um losango. Ainda é possível fazer no estilo de painel, usando boa parte da parede ou até pensar em formatos como uma janela, uma flor (4 quadros e um no centro) mosaico em espiral, dentre muitos outros.

Ter uma casa dos sonhos não consiste apenas em escolher o imóvel perfeito, é preciso decorá-lo, deixá-lo bonito, agradável e aconchegante segundo suas preferências. Além de itens prontos, como os móveis, é uma ótima ideia incluir na decoração artigos que têm a ver com seu estilo e feitos por você! Que tal começar com o mosaico com quadros que ensinamos por aqui?

Fonte: ImovelWeb