Ambiente conjugado: pouco espaço, muitas ideias

Muito comum em apartamentos pequenos, os ambientes conjugados podem se tornar espaços muito utilizados

Quem mora em ambientes compactos sabe quanto vale cada centímetro a mais na hora de posicionar os móveis ou de ver aqueles objetos lindos, mas que são grandes demais para o seu pequeno espaço. Quem tem ambientes conjugados como salas e cozinhas, parece sofrer ainda mais na hora de decorar o lar de um jeito bonito e funcional, mas com algumas dicas, criatividade e um pouquinho de paciência dá pra ter uma casa incrível e gastar pouco!

Móveis funcionais

armário de tv

Como os apartamentos ficam cada vez menores, as lojas pensam cada vez mais em móveis funcionais para quem mora em casa pequena. Usar e abusar de móveis inteligentes, que conseguem cumprir as funções sem tomar tanto espaço, é o passo fundamental para ter um ambiente sempre arrumado. Para otimizar o espaço do ambiente conjugado abra a mão daqueles inúmeros armários e estantes e aposte em móveis inteligentes. Que tal um armário de TV?

mesinha espelho

Se você tem a sala integrada com a cozinha, mas não quer ter os ambientes divididos o tempo todo, aposte nas mesas dobráveis, que são acopladas na parede. Essa da Ivy Design ainda tem uma função estética contribuindo para a sensação de um espaço maior, pois quando fechada vira uma moldura para o espelho.

cama prateleira sofá

Para quem tem o quarto integrado com a sala – realidade para os apartamentos tipo quitinete – a cama pode ser mais que um espaço de dormir e virar móvel multifuncional na casa. Essa é  da Mobili Intelligenti, que vira sofá e prateleira.

Cores são aliadas poderosas

sala verde

Criar uma forma de diferenciar um ambiente do outro é sempre uma saída para quem tem ambientes integrados e gostaria de dividi-los, mas que, por um motivo ou outro, não pode lançar mão de obras ou divisórias. Nesses casos a solução é simples, boa e barata: cores. Pintar os ambientes de cores diferentes, desde de que sejam da mesma família de cores, ajuda a dividir os espaços.

Além da divisão, as cores servem para ampliar e iluminar um ambiente menor. Listras verticais nas paredes criam a sensação de um espaço mais alongado e divertido e não precisam ser, necessariamente, pintadas na parede: quadros funcionam bem para esse efeito também!

Divida os ambientes, mesmo que pareça impossível

parede cozinha armário

A amplitude de não ter paredes não é desculpa para a sua casa ficar com cara de salão de móveis. Ambientes bem delimitados e com os móveis do tamanho certo criam uma harmonia maior para quem não tem as paredes como divisórias. Imagine se você pudesse derrubar a parede da cozinha e “guardá-la” dentro de um armário? Nesse projeto as placas móveis de MDF fazem da cozinha uma especie de armário, funcional e clean.

Os tapetes também são ótimos delimitadores de ambiente.

Para ajudar na circulação de ar e não perder a claridade do ambiente, estantes com nichos vazados também são uma opção super em alta.

Aproveite os espaços verticais

A última dica é especial para quem tem um espaço conjugado estreito. Usar as paredes ao máximo é uma ótima escolha na hora de eliminar aqueles móveis que fazem volume e atrapalham a circulação. Conjuntos de prateleiras diferentes e em cores ousadas criam um espaço diferenciado e funcional, ótimos para guardar livros e outros objetos de decoração.

Para finalizar, aproveite o espaço que você tem pois quanto mais compacto mais funcional ele pode ser e sem perder o charme. Lembre-se que menos é mais!

Fonte: Imóvel Web