Algumas dicas caseiras da web podem ajudar na limpeza e na conservação da casa

A internet está cheia de truques supostamente infalíveis para limpeza e conservação da casa. Mas como descobrir se eles funcionam mesmo? A personal organizer Valéria Canellas, sócia da Em Ordem, empresa de consultoria em organização, explica que a saída é testá-los. Foi isso que a equipe do Bela Casa fez: experimentou seis dicas — quatro delas com a especialista.

Mesmo com tantas opções disponíveis no mercado virtual, a personal organizer acredita que deve-se, sim, apostar nas receitas caseiras.

“Os produtos químicos são muito mais caros. Você precisa comprar muitos: um para limpar a parede, outro para a pia… Os truques se resumem a poucos ingredientes. Usando apenas bicarbonato de sódio, limão, álcool e detergente e, às vezes, para limpezas mais pesadas, amônia, você resolve um monte de coisas em casa”.

E tem mais: eles são produtos mais naturais. Logo, não agridem o meio ambiente:

“O impacto é muito menor do que com os químicos”.

Com poucos insumos, Valéria verificou as dicas selecionadas nos sites Útil Dicas, Faz Fácil e Super Dicas, para saber quais delas realmente funcionam. A maioria foi aprovada. Mas houve uma sugestão que se mostrou virtual e não passou no teste.

Confira o resultado dos testes

Piso e rejunte

Deixe de molho por 30 minutos numa mistura de água, 1/2 xícara de bicarbonato, 1/3 xícara de suco de limão e 1/4 de xícara de vinagre. Aprovado. Feito pela equipe do Bela Casa.

Espelhos

Passe jornal amassado embebido em álcool em espelhos embaçados. Depois, repita o processo com jornal seco. Aprovado. Feito pela especialista.limpar espelho 1

Eliminar formigas

Espalhe cravos-da-índia onde aparecem formigas. Elas somem. Aprovado. Feito pela equipe do Bela Casa.

Mancha de batom

Para tirar o batom de roupas, esfregue álcool, antes de lavá-las. Não aprovado. Feito pela especialista.

Limpeza de micro-ondas

limpar microondasPonha nele um recipiente com água e gotas ou rodelas de limão. Ligue-o por três minutos. Quando o vapor assentar, passe um pano e deixe secar. Aprovado. Feito pela especialista.

Cheiro no micro-ondas

Limpe-o com pano embebido numa solução com uma colher de bicarbonato de sódio para 1 litro de água morna. Aprovado. Feito pela especialista.

Fonte: Extra