A nova tendência do closet aberto

Nova tendência de guarda-roupas, os closets abertos dispõe de mais espaços, no entanto, é necessário ser organizado.

Quem ama uma novidade no setor decorativo e mobiliário precisa conhecer a nova tendência do closet aberto, uma proposta rápida e simples de organizar as suas roupas e os seus objetos pessoais. As vantagens de possuir um closet aberto são muitas, como o baixo custo e a maior mobilidade para mudanças. Esse conceito, além de armazenar as suas roupas, sapatos e objetos pessoais, decora o ambiente e o melhor: não deixa ao famoso cheiro de roupa mofada, por ficarem guardadas por muito tempo.

Gostou dessa inovação? Entenda mais um pouco sobre ela…

Organização

organização do guarda-roupa é um tópico muito importante para a praticidade no seu quarto. O closet aberto, por exemplo, não funciona para pessoas desorganizadas.

Por não ter portas, não existe a possibilidade de esconder a bagunça que você possa fazer com os seus utensílios. Entretanto, há um ponto altamente positivo em aderir a esse móvel: o de você criar o hábito de deixar as suas coisas sempre no lugar certo.

Como montar o closet aberto

decoracao 3

Para um closet aberto simples, você vai precisar de araras, prateleiras, caixas organizadoras e, se possível, gaveteiros. Esses móveis são encontrados facilmente nas grandes redes de materiais de construção, acabamentos e decoração.

Nas araras é possível, por exemplo, separar as roupas por estação, ou seja, as mais pesadas para o inverno de um lado e as mais leves para o verão do outro. Já os gaveteiros são ideais para roupas intimas, pijamas e meias.

Nas prateleiras disposta na parte inferior da parede, coloque os sapatos e separe por modelos. Para as mulheres isso é fundamental, minimizando o tempo gasto na hora de sair de casa.

Bijuterias e maquiagens

decoracao

A maioria das mulheres precisa de um lugar para as suas bijuterias e maquiagens. Para criar esse espaço dentro do closet aberto, use uma mesinha, tipo aparador, prateleiras de tamanhos diversos e caixas organizadoras que já falamos no tópico acima.

As maquiagens e algumas bijuterias podem ser colocadas nas caixas que serão organizadas sobre as prateleiras. Para decorar o ambiente, você pode fixar alguns ganchinhos na parede e pendurar os seus colares e pulseiras.

Também separe um espaço nas prateleiras para colocar os perfumes. Na mesinha que vai servir como aparador, coloque os produtos de uso diário, como pincéis para maquiagem e escovas de cabelos.

Inclusive, pode deixar um potinho de tampa colorida com algumas bugigangas, como presilhas e prendedores para o cabelo. Outra boa dica é não se esquecer do espelho: escolha um de boa qualidade e que não distorça a imagem. Caso o lugar seja mal iluminado, aposte em boas lâmpadas para colocar ao redor do espelho.

A iluminação do ambiente

Todo espaço – principalmente no que se refere a vestuário – precisa de uma boa iluminação. Para dar um toque mais moderno ao seu closet, use um lustre bem moderno.

No entanto, é importante ficar atento à altura desse objeto, pois como se trata de um lugar funcional, um lustre com a altura baixa pode atrapalhar na hora da escolha ou da troca de roupas. Também não se esqueça de inserir a iluminação adequada junto à mesinha de maquiagem.

No espaço destinado à maquiagem, nunca use luzes coloridas. As cores distorcem a percepção, fazendo com que você corra o risco de errar na sua maquiagem. A iluminação natural pode ser uma opção, caso o cômodo seja mais aberto.

Como decorar um closet aberto

decoracao 7

Os frascos de perfumes e as bijuterias já servem para decorar o ambiente, desde que estejam organizados. No entanto, você pode compor o seu quarto com outros utensílios, como um tapete bonito. Para ambientes mais clean, prefira os tons mais claros ou crus.

Se você quer alegrar o ambiente, abuse das caixas coloridas e dos puffs, que facilitam na hora de calçar os sapatos. Você pode, inclusive, destacar uma das paredes do cômodo com uma cor vibrante.

Armários planejados x closet aberto

Os armários planejados aproveitam todo o espaço disponível no ambiente. No entanto demoram em média 30 dias para serem finalizados e, por isso, têm o custo mais elevado.

Se você optar por um closet aberto, você pode organizar o seu espaço em 2 dias. No primeiro, você compra e instala as prateleiras, as araras e o móvel como um todo. No outro, você coloca todos os seus pertences no devido lugar.

Entretanto, você não precisa abrir mão dos móveis planejados para ter um closet aberto. Inclusive, se o seu espaço for pequeno, eles são uma ótima opção.

A vantagem dos móveis planejados é que tudo é feito sob medida. Mas fique atento ao prazo e esteja disposto a pagar um pouco mais por eles. No caso de optar por um móvel planejado, invista em gaveteiros, prateleiras e cômodas de qualidade.

Fonte: ImovelWeb