A Importância da Reciclagem

O meio ambiente tem sido um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos. Cada um tem procurado fazer a sua parte e contribuir para que a degradação ambiental seja minimizada. Uma das alternativas para reduzir os impactos das ações humanas sobre a natureza é a reciclagem.

Dentro dos condomínios existem determinadas regras que ajudam a manter a ordem e uma boa convivência entre os moradores. Além disso, os condôminos não estão isentos de suas responsabilidades sociais, por isso que a reciclagem nos condomínios tem se tornado um ato cada vez mais frequente.

Hoje em dia, é comum que os condomínios apresentem em seu regulamento interno alguns tópicos que se referem à reciclagem, que debatam o assunto em assembleias ou até mesmo que realizem campanhas de incentivos no local.

A maioria dos condomínios também já possui coleta seletiva de lixo e locais adequados para o descarte de materiais como óleo de cozinha, pilhas e baterias usadas. Conheça mais alguns benefícios que a prática da reciclagem nos condomínios pode oferecer:

- A reciclagem ajuda a diminuir a quantidade de lixo que é lançada no meio ambiente;

- É uma forma de reaproveitar e dar novas utilidades a determinados materiais;

- Conscientiza um grande número de pessoas (condôminos) sobre a importância da reciclagem;

- Possibilita que as pessoas tomem atitudes corretas, já que disponibilizam as ferramentas necessárias para um descarte do lixo correto;

- Torna o ambiente mais agradável e evita problemas com a limpeza do condomínio;- Cria oportunidades de empregos para pessoas que trabalham em cooperativas e outros estabelecimentos de reciclagem.

O mais importante de todos os benefícios é que a partir da reciclagem nos condomínios, os condôminos geram benefícios para toda a sociedade. Com cada um fazendo a sua parte, podemos diminuir os problemas ambientais e conscientizar as futuras gerações para que sejam capazes de desfrutar de uma qualidade de vida melhor no futuro.

** Daphnis Citti de Lauro é advogado e autor do livro “Condomínio: Conheça Seus Problemas”. Sócio da Advocacia Daphnis Citti de Lauro e da Citti Assessoria Imobiliária ( dclauro@aasp.org.br ).

Fonte: Folha do Condomínio