A decoração da casa de um idoso precisa ser planejada para evitar acidentes domésticos

Saiba como escolher a mobília, as lâmpadas, os tapetes e o piso adequados para evitar acidentes domésticos e descubra quais tipos de móveis e revestimentos são proibidos

A decoração de uma casa para idosos precisa ter móveis com design preparado para atender suas necessidades, piso antiderrapante e outros itens que ajudem a prevenir acidentes domésticos. A palavra-chave para manter o idoso seguro, portanto, é planejamento. Confira as dicas da arquiteta Marilia Caetano para manter a casa segura!

Móveis

Os móveis da casa precisam ter equilíbrio. “Itens como cama, mesa e cadeira, principalmente, não podem ficar ‘bambas’ com o tempo”, sugere Marilia. Objetos com extremidades pontiagudas devem ser dispensados. “Móveis com cantos ou pontas de vidros devem ser evitados”, diz a arquiteta. Como a pele dos idosos é sensível, se encostarem na ponta dos móveis, podem se machucar. “Prefira mesas arredondadas ou com use protetor de mesaproteções nas laterais”, recomenda.

Para compor a decoração da casa, vale a regra do menos é mais. A quantidade de móveis precisa ser suficiente para atender às necessidades do idoso. Quanto mais livre o ambiente for, menor é o risco de o dono da casa tropeçar em um móvel e melhor será o deslocamento. Para garantir um ambiente aconchegante, aposte nos acessórios. “As cortinas, por exemplo, tornam a casa mais acolhedora. E um sofá de veludo pode ser melhor do que um de couro, já que é mais confortável”, afirma Marilia.

Iluminação

É importante que o ambiente claro o suficiente para que o morador consiga se deslocar sem correr perigo. É possível usar luminárias em todo o quarto para facilitar a mobilidade do idoso, que poderá enxergar todos os objetos. O interruptor precisa ficar ao lado da cama para diminuir o deslocamento no escuro.

Tapetes

Antes de colocar tapetes na casa, é preciso analisar criteriosamente o ambiente. Os tapetes podem provocar quedas por escorregamento. “Étapete antiderrapante para banheiro recomendado usar modelos antiderrapantes, principalmente nos banheiros e nos quartos”, sugere Marilia.

Banheiro

E por falar em banheiro, vale a pena lembrar que é um dos cômodos mais perigosos para os idosos. Para evitar acidentes, coloque faixas adesivas no box, item que precisa, aliás, ser escolhido criteriosamente. “O vidro do box deve ser temperado. Também é importante observar o acabamento. Os de pedra, por exemplo, não são escorregadios”, alerta a arquiteta.

Piso e revestimento

Em áreas externas, banheiros e outros cômodos nos quais se utiliza água, o piso ou revestimento precisa ser antiderrapante. Do porcelanato à cerâmica, o piso que combina com a decoração da sua casa existe na versão antiderrapante.

Fonte: Revista Caras