6 recomendações ao lavar roupas de cama, mesa e banho

Com algumas recomendações, toalhas de mesa, de banho e panos de prato podem ter uma vida longa

“Simone, na hora da lavagem, existe alguma recomendação? Pode-se misturar todos os enxovais? Quais produtos de limpeza devem ser utilizados e evitados?” Essas são algumas dúvidas que recebo dos meus clientes, principalmente, depois que investiram em um bom enxoval para a casa.

Para isso, vou deixar registradas aqui algumas recomendações valiosas sobre lavagem, para você dar vinda longa às suas peças de cama, mesa e banho.

l1

1. Roupas de cama, banho e cores: o ideal é agrupar as peças de acordo com o uso. Só lavar roupas de cama juntas, e lavar as roupas de banho separadamente. Isso porque peças compostas de outros materiais, podem soltar tinta, fios e até mesmo formar bolinha. Roupas de cores escuras devem sempre ser lavadas separadamente, independentemente do tipo de produto (cama, mesa ou banho).

2. Sabão neutro: use sempre sabão neutro e certifique-se de que o sabão esteja totalmente dissolvido antes de colocar na máquina com as roupas, evitando o contato direto do sabão com as peças. Não encha muito a máquina de lavar em sua capacidade máxima, pois o excesso de peso dificulta o processo de lavagem e pode causar a quebra das fibras dos tecidos.

3. Evite deixar as roupas de molho: roupas de cores fortes podem desbotar. Produtos com alvejantes não são recomendados para tecidos coloridos, estampados ou com aplicação de bordados, pois fazem com que as cores desbotem progressivamente.

l2

4. Toalhas de banho: não é indicado lavar toalhas de banho com outras peças, pois estas podem soltar fios que ficarão grudados em outras roupas. Além disso, na lavagem de toalhas de banho, rosto e piso, enquanto novas, não é recomendada a utilização de amaciantes, pois podem inibir a capacidade de absorção dos tecidos. Sendo assim, estas devem ser lavadas separadamente de outras peças.

5. Acessórios de copa e cozinha: estas peças sofrem uma maior probabilidade de manchas, pelo uso diário e contato direto com produtos como café, vinho, molhos, por exemplo. Toalhas de mesa, se estiverem sujas com produtos de dificil remoção, tente efetuar a limpeza de imediato, retirando o excesso da mancha. E se possível, lave de imediato, evitando que a mancha fixe no tecido.

6. Panos de prato: têm maior probabilidade de aparecimento de bolor por estarem sempre úmidos. Certifique-se sempre de colocá-los para secar após o uso, assim você evita o surgimento do mofo. Panos de prato devem ser secos por completo antes de serem guardados. O ideal é agrupar uma quantidade pequena para lavar. Desta forma, você também economiza água. Mas, não deixe acumular panos sujos e acabar ficando sem nenhum pano limpo para a troca.

Fonte: ImovelWeb