6 dicas sustentáveis para economizar dinheiro e salvar o planeta

Veja como esses dois objetivos podem te ajudar a ser mais sustentável

A gente sempre fala aqui sobre duas ideias básicas para iniciar um trabalho de sustentabilidade em sua casa ou condomínio: economizar dinheiro e preservar o meio ambiente. Isso porque, a união destes dois conceitos, permite que você consiga tornar a sua rotina mais sustentável e ainda ganhar com isso – no caso, ganhar o dinheiro que está deixando de gastar. E como fim de ano é uma época em que tudo fica muito corrido, aqui vão oito dicas sustentáveis e simples para começar 2014 com o pé direito:

Ofereça carona

Sabe aquele seu vizinho que trabalha perto de você? Ele e o amigo que mora na outra esquina e também faz o mesmo caminho todos os dias podem dividir os gastos de gasolina com você. Assim, cada dia um vai de carro, poupando dinheiro, evitando emissão de CO2 e ainda contribuindo para a mobilidade urbana com a redução de veículos nas ruas.

Não deixe de Reciclar e Reutilizar

reciclagemAo reciclar, estamos poupando recursos naturais que seriam utilizados para fabricação de novos produtos e economizando o dinheiro que seria gasto na compra dos mesmos. E ao reaproveitar materiais podemos dar uma nova função para objetos que já não são mais usados para determinado fim.

 Economize água

Economia de água em edifícios é sempre necessário. Quando estamos no verão então, nem se fala! Com o aumento do calor, a tendência é utilizarmos mais água para tudo, mas é preciso perceber o que pode ser evitado e o quanto é possível economizar.

Desligar a água quando você estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou lavando louças é um primeiro passo. Parar de usar a mangueira para lavagem de carros e calçadas também é essencial, assim como detectar vazamentos de torneiras e tubulações.

Lembre-se da compostagem

Os seus restos de alimento têm destino certo e não é o lixo! Utilizar esse resíduo alimentar de frutas e legumes como fertilizantes naturais, pode permitir que você crie uma horta dentro de casa e economize na compra desses nutrientes. 

Apague a luz!

Pode parecer que não, mas os gastos elevados com energia elétrica estão dentro de casa. A boa notícia é que a economia também. Apagar as luzeseconomia de energia 1 e aproveitar a iluminação natural são formas simples e eficazes de reduzir os custos de energia.

 Busque produtos orgânicos

Você sabia que comprando legumes e frutos orgânicos você não só preserva sua saúde, mas também pode pagar mais barato por eles? Procure lojas especializadas ou plantios locais e esqueça os supermercados! Seu bolso e corpo com certeza vão agradecer.

Fonte: Condomínios Verdeseconomia de energia 1