3 dicas de decorações simples

Conjunto de sofá 2 e 3 lugares e mesinhas de centro são composições simples. mas que funcionam super bem na sala.

Quando pensamos em tendências e estilos de decoração, presumimos a necessidade de móveis, peças e itens refinados, muitas vezes distantes do que o nosso bolso pode proporcionar no momento. Na maior parte dos casos, esquecemos dos detalhes tradicionais e simples que podem ser adaptados à qualquer ambiente, sem a necessidade de grandes investimentos. Decorações simples podem ser muito mais charmosas do que imaginamos…

Acha que é possível decorar com bom gosto, utilizando itens acessíveis e tradicionais? Caso esteja na dúvida, podemos comprovar o quão real isso pode ser:

Conjunto de sofás

Uma sala bem decorada não necessita, obrigatoriamente, de sofás retráteis, de poltronas estilizadas e de almofadas modernas. Um simples conjunto de sofá de 2 e 3 lugares garante a beleza do cômodo, desde que esteja em plena harmonia com as demais peças.

Paredes claras, por exemplo, combinam muito bem com estofados em cores escuras, como o preto, o cinza e o marrom. Já as salas com paredes de cores quentes, como o vermelho, o amarelo, o rosa e o azul, casam perfeitamente com sofás em tons claros — de preferência branco, caramelo e nude. E os tecidos dos sofás não precisam, necessariamente, ser luxuosos. Os de pano casam perfeitamente, ainda mais se usados com um belo tapete.

Mesinhas de centro

As mesas de centro são indispensáveis para a decoração da sala. Acompanhando os sofás, elas criam uma atmosfera bastante agradável.

Quanto ao material, a dica é optar por design simples que facilitam a manutenção. Mesinhas em madeira e vidro são excelentes escolhas, por exemplo. Para dar um upgrade na decoração, vale também apostar em flores, incensários e pedras naturais.

Racks minimalistas

Há um tempo não tão distante, as estantes grandes, que tomavam uma parede inteira, eram um tendência em decoração. Porém, com o passar dos anos, as proporções foram diminuindo e os racks — versões menores das estantes — ganharam vez.

Com eles não é necessário utilizar muitas prateleiras, pois um rack é direcionado a pequenos vasos, DVD’s ou porta-retratos. Sem muitas estripulias. Lembre-se também de que, atualmente, as paredes são locais ideais para televisores de plasma e LCD, não havendo a necessidade de prateleiras para esses aparelhos. A aposta em algumas prateleiras mais longas também é válida.

Se possível, as cores e os materiais dos racks devem acompanhar os adotados na mesinha de centro e nas demais mobílias da sala. Se seus móveis são em mogno, por exemplo, opte por racks do mesmo tipo de madeira. A máxima é a mesma para racks brancos em MDF. Seguir um padrão é importante.

Mesas de jantar

As mesas de jantar entram para fechar com chave de ouro a decoração das salas, por mais tradicionais que estas sejam. Além de comportar a família e os convidados, as peças complementam a composição do ambiente.

Se a sua família é numerosa, é interessante escolher modelos que ofereçam de 6 a 10 lugares. Para casais ou famílias pequenas, uma mesa com 4 lugares já é o suficiente.

Seja com superfícies em vidro ou em madeira, as mesas de jantar também podem receber aquela decoração extra, com vasos de flores ou peças arquitetônicas de design simples.

Fonte: ImovelWeb