15 dicas infalíveis para você economizar dinheiro ao longo do ano

15 dicas infalíveis para você economizar dinheiro ao longo do ano - 1 (© Foto: Thinkstock)Economizar dinheiro é uma tarefa que exige disciplina e certos sacrifícios. Poupar grana é tentar priorizar o que é mais importante no seu presente, para depois usufruir dele no seu futuro. Quer comprar uma casa ou um carro ? Viajar para o exterior? Investir nos estudos ou na carreira ? Tudo isso tem custo. Segundo o economista Vinícius Souza, a principal dica é: saiba distribuir sua renda.

Que tal dividi-la em três partes? Uma para contas e alimentação. Reserve outra parte do dinheiro para educação e diversão e a terceira para economizar. ‘Se você conseguir distribuir bem seu orçamento, nunca faltará dinheiro para realizar seus projetos’, garante o economista. Confira mais dicas e aproveite a oportunidade para começar a juntar grana desde já!

  • Dê adeus aos cartões de crédito

Eles aparecem no momento em que a gente mais precisa. Porém, na hora em que a fatura chega, a alegria da compra pode se transformar em desespero. Por isso, para evitar mais dívidas, deixe seus cartões em casa ou cancele-os. As melhores e mais vantajosas compras são feitas em dinheiro e você ainda evita contas extras depois!

  • Quem se importa com marcas?

    O estilo de vida que você leva pode tornar ainda mais caro seu orçamento. Que tal deixar de lado as marcas famosas e explorar itens de novas empresas? Pelo menos por um período ouse testar linhas mais baratas, seja em supermercados ou lojas de sapatos e roupas.

  • Comprar usado pode ser uma ótima ideia

    Nem sempre um produto usado é de qualidade inferior a um novo, na caixa. Quando você opta por um produto novo, pagará mais caro por isso. Opte por lojas de móveis usados, brechós e grandes liquidações. Pesquise antes de sair optando por lançamentos no mercado.

  • Opte por medicamentos genéricos

    A maioria dos remédios de marca nacional possui a mesma eficácia que os genéricos. Comprando genérico você está pagando pela eficácia e não pela marca.

  • Não vá ao supermercado com fome

    Faça um lanche antes de fazer sua compras no supermercado. Quando você está com fome, acaba comprando muito mais comida do que deveria. Ir de barriga cheia pode reduzir seus gastos em até 20% no caixa.

  • Salão de beleza?

    Que tal fazer as unhas em casa, uma hidratação caseira ou uma escova sozinha ? Neste período de economia você vai ter que abrir mão do salão de beleza e optar por usar seus talentos para cabelo, maquiagem e afins em casa! No final do mês você obterá uma economia e tanto!

  • Chega de supérfluos

    Chegou a hora de cortar comprar besteiras toda vez que saímos de casa. As suas compras agora serão de extrema necessidade e só. É hora de iniciar sacrifícios. Cortar praticamente todos os gastos fará você equilibrar as contas e sobrará mais dinheiro para o seu projeto.

  • Junte moedas

    Que tal comprar um cofrinho e ir juntando as moedas que forem surgindo na sua bolsa ou carteira ? Ao final do ano você vai se surpreender com a quantia acumulada. É um dinheirinho que ajudará na conquista do seu projeto. Se você for ainda mais ousado, abra uma poupança e tente depositar parte do seu salário todos os meses, aí sim fará uma economia e tanto!

  • Pague sua contas em dia

    Os juros e multas são muito altos para quem atrasa o pagamento das contas. Tente pagar em dia suas contas de água, luz, condomínio, telefone, aluguel, entre outros. Pagamentos em atraso representam mais dinheiro que você terá que desembolsar.

  • Busque eventos gratuitos em sua cidade

    Não fique sem divertir-se neste período de economia. Busque shows e espetáculos gratuitos em sua cidade. Procure também cursos, palestras e oficinas para você usar seu tempo de lazer sem gastar nada, é só pesquisar!

  • Faça atividade física ao ar livre

    Frequentar academia pode pesar no orçamento todos os meses. Então, uma alternativa é começar a praticar esportes ao ar livre e de graça. Que tal uma corrida ou caminhada sozinho ou acompanhado por amigos?

  • Pense antes de comprar

    Não faça nada por impulso. Eu realmente preciso disso? Já não tenho um igual em casa ? Não está caro demais? Essas perguntas você deve fazer antes de sair comprando por aí em liquidações e ofertas arrasadoras que surgem a todo instante.

  • Apague a luz

    Apague a luz assim que sair de um cômodo ou de casa. Não deixe a TV ou rádio ligados o dia inteiro se ninguém está assitindo ou ouvindo. Ligue o ar-condicionado apenas em dias de muito calor. Com essas atitudes você notará uma economia de pelo menos 15% na sua conta de força e luz.

  • Fuja do cheque especial e dos empréstimos

    Os juros do cheque especial e empréstimos são altíssimos e você pode entrar em uma dívida sem fim. Se seu aperto financeiro é grande, melhor pedir dinheiro emprestado a um amigo ou parente.

  • Dê carona

    Os preços dos combustíveis são sempre salgados e nunca param de subir. Uma dica é, na hora de viajar ou sair pra balada, dividir o preço da gasolina com colegas de trabalho ou faculdade. Assim você poupa os gastos individuais.

Fonte: MSN