10 dicas para montar a sua mesa de Natal

Da escolha das cores aos objetos de decoração. Confira como deixar a mesa ainda mais bonita

mesa de natal

Veja como organizar uma mesa para a ceia de Natal imprimindo a sua personalidade e dando um aspecto original à confraternização.

1. Invista nas velas. “No caso da mesa para o jantar, não podem faltar velas, em castiçais de diversos tamanhos. Mas nunca use velas aromáticas”, indica Gloria Baumgart, diretora de marketing da Cidade Center Norte, que assina a decoração de uma mesa decorada para o Shopping Lar Center, em São Paulo (SP).

2. Aproveite o que já tem em casa para a decoração. “Você pode usar, por exemplo, cestas, fitas, flores e frutas, principalmente maçãs e cerejas. Se for uma mesa informal, utilize cerâmicas, vidros e uma toalha bem colorida. Para um jantar formal, abuse das porcelanas, pratarias e cristais”, aconselha Gloria.

3. Dê um toque especial à mesa. “Ramos frescos de pinheiro são boas escolhas para uma mesa rústica. E inclua adereços com brilho para mesas mais formais. Além disso, nozes, amêndoas e avelãs sempre proporcionam um toque diferente à decoração”, diz Gloria.

4. Não limite o uso das bolas de Natal apenas à árvore. “Incremente a mesa da ceia com bolas espalhadas entre os pratos. Afinal, as bolas, por si só, têm uma riqueza de detalhes e brilhos que deve ser valorizada”, recomendam Erika e Eduardo Santili, da empresa de decoração de eventos SaSarikandu, de São Paulo (SP).

5. Brinque com a sua criatividade. “Uma alternativa interessante é trazer a atmosfera do Natal por meio dos seus símbolos originais, como estrelas, caixas de presentes, renas, pinheiros, bonecos de neve e duendes”, sugerem os empresários da SaSarikandu.

6. Verifique se tudo está em harmonia. Os arranjos devem estar coordenados com os prendedores de guardanapos e a toalha da mesa. Essa sintonia ajuda na combinação e evita os exageros da composição.

7. Inclua taças na decoração. Podem ser da mesma cor ou com uma composição colorida, que siga a mesma linha de vidros ou cristais.

8. Surpreenda na composição das cores. O verde e o vermelho são as cores tradicionais do Natal, mas o branco, o prata e o dourado também costumam ser bastante usados. Para os casais mais jovens, uma mesa colorida fica bem adequada. E o turquesa, o roxo e o rosa também são ótimas opções.

9. Crie um mimo para agradar os seus convidados. Pode ser algo como uma lembrancinha ou um cartão com uma mensagem colocada em cada lugar da mesa.

10. Experimente. “No Natal, quase tudo é permitido. Use uma colcha de cama como toalha ou uma toalha branca com outra colorida sobreposta, por exemplo”, completa Gloria.

Fonte: Web Casas